segunda-feira, 26 de março de 2012

Animes na TV aberta

Olá!

O tema é: animes na TV aberta brasileira. Alguns deles fizeram bastante sucesso, outros nem tanto; alguns duraram bastante tempo no ar, outros sumiram rapidamente. Mas a verdade é eles marcaram a infância de muita gente. Todo otaku é fã de um anime em especial que, provavelmente, passou na televisão. Muitos dos adeptos da cultura pop japonesa tiveram o primeiro interesse pelo assunto justamente por causa desses animes.

No meu caso, isso se torna um fato. Comecei a me interessar por esse universo quando criança, assistindo aos Saillor Moon na extinta TV Manchete (tá, assistia de relance Cavaleiros do Zodíaco, mas para não perder o início de Sailor, que vinha em seguida. Os horários era bem irregulares). Lembro que dizia que curtia "os desenhos com continuação, tipo novela" e nem ao menos sabia que me referia aos animes. Então, posso dizer que se eu sou uma otaku hoje, é graças aos animes de TV aberta (como uma boa pobre, nunca tive Tv a cabo rs). E sim, assisti todos esses que cito, alguns não logo na primeira aparição, outros sim, outros programava o VHS pra gravar e assistir quando chegasse da escola ou não queria acordar cedo (confesso que me cativava a "continuação" no "próximo capitulo" kkkkk). Agora vamos a o que interessa.

-----------x-----------

Como tudo começou
Pode-se dizer que Cavaleiros do Zodíaco foi o grande precursor das animações japonesas no Brasil ainda na TV Manchete, emissora responsável por alguns outros sucessos. A galera mais velhinha deve lembrar o grande fenômeno que Seya e companhia foram no início dos anos 90. Esse pode ser considerado uns dos clássicos na história da TV aberta no Brasil. Pode-se dizer também que Cavaleiros do Zodíaco foi responsável por iniciar muita gente na vida otaku e amante da cultura nipônica. A partir daí os animes não pararam de chegar. Outros grandes sucessos da Manchete foram YuYu Hakusho e Sailor Moon. As navegantes e os detetives espirituais foram responsáveis por grande parte da audiência da emissora que logo viria a falir.
Yusuke Urameshi e os detetives espirituais foram responsáveis por grande audiência na extinta TV Manchete.
As navegantes de Sailor Moon foram outro grande sucesso.
Shurato

Massificação da animação japonesa

Percebendo o sucesso que os animes faziam, logo outras emissoras começaram a investir em mudanças na programação. Foi aí que vieram sucessos como FlyAs Guerreiras Mágicas deRayearthMegamanSamurai X e a primeira aparição de Goku e sua turma em Dragon Ball noSBT.



Logo seria a vez da Record, que em 1999 lançou um dos maiores sucessos da televisão brasileira. Estou falando de PokémonAshPikachuMisty e Brock logo se tornaram sensação. O sucesso dePokémon foi tão grande que pela primeira vez era possível ter acesso a diversos produtos de um anime: eram cadernos, estojos, mochilas, miniaturas e tudo o que você puder imaginar. Tinha atépokébola à venda em lojas ‘comuns’ e até mesmo uma marca de refrigerante investiu no anime: oguaraná Antárctica com linha exclusiva Caçulinha Pokémon.
Os tazos pokémon também foram febre no Brasil.
Guaraná Antárctica Caçulinha Pokémon trazia miniatura dos pocket monsters e pokébolas.
Enquanto Pokémon fazia sucesso na Record, a Band investia em outro grande sucesso. Trata-se de Dragon Ball Z que foi decisivo para a inserção de novos animes na programação da emissora. A ‘continuação’ da saga que se iniciou no SBT com Goku ainda pequeno, ganhou muitos fãs e garantiu à Bandeirantes excelente audiência no Band Kids, que diferentemente das outras emissoras, deu uma cara bem mais nipônica à programação. Lembram da Kira, apresentadora doBand Kids? Antes do sucesso dos animes na TV aberta, os mangás eram espelhados pelas editoras, ou seja, passavam por um processo de inversão da ordem das páginas para adequá-las à maneira ocidental de ler (de frente para trás). Após o estrondoso sucesso de Pokémon e DragonBall Z e o crescimento da comunidade otaku no Brasil inteiro, os mangás deixaram de ser espelhados e alguns tinham direito até a capa original japonesa. A própria Kira ensinava a “nova” maneira de ler mangá durante o programa.
Renata Sayuri era Kira. "Eu sou Kira!"

Dragon Ball Z ganhou reconhecimento nacional na Band.

A invasão dos animes

Depois desses sucessos logo os animes foram ganhando bastante espaço na programação de várias emissoras. A Globo que tinha ficado para trás, lançou a primeira versão de Digimon, que também ganhou um grande número de fãs, porém não fez tanto sucesso quanto Pokémon eDragon Ball Z. A Band investiu em animes exclusivos, que não tinham passado em canal fechado. Dentre eles estavam BuckyEl HazardSlayers e Tenchi Muyo e passou a inserir também animações ocidentais na programação. A Record continuava a exibir Pokémon, com bem menos audiência e o SBT não tinha animes de grande expressividade na programação.

Digimon fez sucesso na Rede Globo.
Digimon eu programava o Video Cassete (VHS) para gravar no horário, pois estudava pela manhã. Ninguém sabia, apesar de ter ainda 14 ou 15 anos as pessoas da escola se posavam de adultas, imagina o Bulllyng se contasse que curtia "desenhos" e ainda gravava pra ver?? kkkkk'

Bucky, mesmo sendo um série pequena, fez bastante sucesso.


El Razard

Tenchi Muyo também teve um visibilidade expressiva.

Com o fim do Band Kids, a esperta Globo providenciou a continuação de Dragon Ball Z e investiu em diversos outros sucessos. Dentre eles estão Super PigMonster RancherSakura CardCaptors (um dos grandes sucessos da Globo, que exibiu todos os episódios da série), Hamtaro eMedabots, além de Beyblade e Yu-Gi-Oh! que renderam muito marketing e foram bastante difundidos. Os card games de Yu-Gi-Oh! fizeram tanto sucesso que era possível comprar decks em qualquer camelô, assim como as Beyblades que eram encontradas em qualquer lojinha de R$1,99.




Card Captor Sakura Foi uns dos maiores sucessos na Globo.

Sakura, Super Pig e Monster Rager tbm foram na idéia de gravar em fita vhs. Hantaro sempre ia na leva, pois programava em um espaço de tempo distante, para não correr o risco do anime se atrasar e eu perder o episódio hehe.


Além desses animes, a globo também exibiu InuYasha e Shaman King que foram cortados ao meio; Megaman NT WarriorAstro Boy e Zatch Bell, que não obtiveram grande sucesso.

InuYasha virei grande fã, assisti apenas 1x na tv e me interessei pela história, assisti tudo pelo Youtube hehe. Tudo mesmo, desde o Kakentsu-Ken (finalização posterior do anime) ate os Filmes (4). Hoje conto até com tudo gravado em dvds, camisas, papeis de paredes, chaveiros etc, até uma raridade: um VHS do 2º filme rs...

InuYasha e Shaman King foram cortados ao meio.

Astro Boy - O clássico japonês não rendeu audiência.


Mais recentemente, o SBT voltou a investir em animes e já passaram pela programação da emissora One Piece (que teve apenas 52 episódios dublados), Meninas Superpoderosa Geração Z (que teve pouca repercussão) e Naruto, grande sucesso entre a galera mais jovem, porém longe de comparação com Cavaleiros, DBZ e Pokémon.

A versão nipônica das superpoderosas não agradou muito no Brasil.

Naruto alcançou altos níveis de audiência e de aceitação dio público, porém não se tornou um sucesso ciomparável a Pokémon e DBZ.

A Rede TV! também investiu na exibição de animes recentemente. Já passaram pela programação da emissora Ranma1/2Cavaleiros do Zodíaco e Pokémon, claro que sem o mesmo sucesso de antes.



Nos nossos dias

Atualmente ao animes em TV aberta estão sem força. A Rede TV! ainda exibe PokémonYu-Gi-Oh! GX e Super11, este último com boa audiência. O SBT contava com Naruto e a Globo com Bakugan.


Atualmente Super 11 tem conseguido boa audiência.


A era de ouro dos animes em TV aberta se foi e nos restou pouquíssimos animes em exibição, a maioria deles de péssima qualidade. Provavelmente sempre haverá animes em exibição na TV aberta, porém está muito longe de haver outro grande sucesso como os citados anteriormente. Infelizmente.


-----------x-----------

Espero não ter esquecido nenhum anime (com certeza esqueci).

E você? Qual o anime que te marcou? Comente!

Espero que tenham gostado.

Não esqueça de comentar! Sua opinião é muito importante.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito show a "matéria". PARABÉNS!

Me segue no twitter? @AnthonyAraujo

Anônimo disse...

================================================================================pum